A hérnia de disco lombar é uma das condições mais complexas e desafiadoras que afetam a coluna vertebral.
Apesar de serem pequenas protuberâncias, podem desencadear dores muito intensas e afetar drasticamente a qualidade de vida dos indivíduos.
No entanto, infelizmente a hérnia de disco lombar é uma condição extremamente comum, podendo afetar pessoas de todas as idades.
Por isso, é muito importante estar ciente sobre os principais sintomas e formas de tratamento para recuperar a qualidade de vida e viver de forma mais confortável.
Nesse conteúdo, vamos conhecer alguns dos principais aspectos que envolvem as hérnias de disco, desde o que são, até os sintomas, tratamentos e indicações cirúrgicas.
O que é uma Hérnia de Disco Lombar?
Uma hérnia de disco lombar é uma condição que afeta a nossa coluna vertebral, mais especificamente a região lombar, que diz respeito às vértebras inferiores da coluna.
Quando falamos na existência dessa condição, estamos nos referindo a uma condição que ocorre quando há um deslocamento ou ruptura do disco intervertebral, uma estrutura gelatinosa que fica localizada entre as nossas vértebras, responsável por proporcionar amortecimento e flexibilidade para a coluna.
Quando esse problema acontece, o material gelatinoso do disco acaba extravasando e pressionando os nervos ao redor. Isso pode causar bastante dor e formigamento, além de sensações de fraqueza muscular na região.
Nesse contexto, ter um diagnóstico preciso e fazer um tratamento adequado para hérnias de disco são pilares fundamentais para aliviar os sintomas.
Assim como para melhorar a qualidade de vida do paciente. Isso pode incluir inclusive a realização de cirurgias.
Sintomas associados à Hérnia de Disco Lombar
Os quadros de hérnia de disco lombar podem apresentar diferentes sintomas. Contudo, eles variam de uma pessoa para outra e estão diretamente relacionados pela gravidade da condição, bem como da localização e do tamanho da hérnia.
De modo geral, alguns dos principais sintomas que podem estar associados à presença desse problema incluem:
- Dor lombar: a dor na região lombar é um dos sintomas mais característicos da hérnia de disco lombar. Ela pode ser constante ou intermitente e variar de leve a intensa.
- Dor irradiada para as pernas (ciática): as hérnias de disco lombar podem comprimir as raízes nervosas da coluna vertebral. Por isso, causa dor que irradia para uma ou ambas as pernas.
- Formigamento ou dormência: a compressão dos nervos pela hérnia de disco pode levar a sensações de formigamento ou de dormência na região lombar, nas nádegas, nas pernas e até mesmo nos pés.
- Fraqueza muscular: em casos mais graves, o problema pode causar fraqueza muscular nas pernas. Isso dificulta a realização de atividades como caminhar, subir escadas e levantar objetos.
- Dificuldade para ficar de pé ou sentado: a dor causada pela hérnia de disco lombar pode piorar quando o paciente fica em pé ou sentado por longos períodos.
- Limitação de movimentos: além da dor, a hérnia de disco lombar pode levar a uma limitação da amplitude de movimento da coluna vertebral. Por isso, acaba dificultando a realização de algumas atividades físicas.
Existem opções de tratamentos conservadores?
Felizmente, existem sim algumas opções de tratamentos conservadores para hérnia de disco lombar que visam ajudar principalmente a aliviar a dor, reduzir a inflamação e melhorar a função física sem ter que, necessariamente, recorrer à cirurgia. Por exemplo:
- Medicamentos para alívio da dor: alguns medicamentos podem reduzir a inflamação e aliviar a dor
- Fisioterapia: a fisioterapia é fundamental no tratamento conservador da hérnia de disco lombar, se baseando em exercícios de alongamento e fortalecimento muscular que podem ajudar a estabilizar a coluna vertebral, melhorar a postura e reduzir a pressão sobre os discos.
- Quiropraxia e manipulação osteopática: a quiropraxia e a manipulação osteopática são terapias manuais que podem contribuir para restaurar a função normal da coluna vertebral. Trata-se de ótimas técnicas que aliviam a pressão sobre os nervos comprimidos e reduzem a dor associada à presença desse problema.
- Acupuntura: a acupuntura também pode ser eficaz no tratamento da dor lombar que a hérnia de disco causa.
- Correção postural e ergonômica: corrigir a postura e fazer ajustes ergonômicos no ambiente de trabalho ou em casa, pode ajudar a reduzir a pressão sobre a coluna vertebral diariamente, aliviando a dor causada pela condição.
Quando a cirurgia é necessária?
Apesar de existirem tratamentos conservadores para hérnia de disco lombar, existem alguns quadros mais sérios que podem acabar necessitando de tratamentos mais invasivos para melhorar a qualidade de vida do paciente.
Geralmente, a decisão de realizar uma cirurgia para tratar esse problema é reservada para casos em que os sintomas são muito graves, persistentes e não respondem ao tratamento conservador.
Assim, algumas das situações em que a cirurgia pode ser uma necessidade incluem:
- Fraqueza muscular progressiva;
- Dor intensa e incapacitante;
- Perda de controle da bexiga e/ou do intestino;
- Fracasso do tratamento conservador,
- Déficits neurológicos progressivos.
Dessa forma, é indispensável contar com a ajuda de um profissional de saúde especializado no tratamento de hérnias de disco.
Assim, é possível compreender quais opções de tratamento fazem mais sentido para o seu quadro, levando em consideração todos os fatores individuais, a gravidade dos sintomas e os riscos e benefícios.
Contudo, é muito importante ressaltar que a cirurgia pode proporcionar um ótimo alívio dos sintomas. Por isso, pode ser a única saída para melhorar de vez a qualidade de vida do paciente em muitos casos.
O Dr. Arcanjo é reconhecido pela sua abordagem individualizada no tratamento de condições como a hérnia de disco lombar.
Por isso, a sua expertise no assunto permite que os pacientes tenham acesso a planos de tratamento muito mais personalizados, seguros e eficientes.
Se você sofre com os sintomas da hérnia de disco lombar e deseja restaurar a sua qualidade de vida, agende uma consulta e conheça as opções de tratamento disponíveis para o seu caso.